A palavra literatura tem origem do latim "littera", que significa letra. O homem sempre manifestou-se artisticamente a partir da palavra, mesmo nas comunidades primitivas, em que não havia a escrita - nesse caso, por meio da poesia oral.
Para chegarmos a conclusão do que é literatura, precisamos pensar o que é arte. A arte é uma representação da realidade. A ficção recria, cria e constrói uma nova realidade. Cada tipo de arte faz uso de um recurso: a pintura (tintas, cores e formas), a música (sons), a dança (movimentos do corpo), arquitetura e escultura (formas e volumes), e a literatura? A literatura é a arte da palavra.
A literatura nos faz sonhar
Os textos literários nos transportam, nos provocam alegria ou tristeza, nos divertem, nos fazem emocionar... Através da leitura do texto podemos até "viver" outras vidas, sentir outras emoções e sensações. A literatura pode também nos oferecer um descanso dos problemas do cotidiano, enquanto estamos mergulhados nesse espaço de sonho e fantasia.
A literatura provoca nossa reflexão
Será que um texto tem o poder de transformar a realidade ou existe apenas para nos alivia das amarguras ou chateações da vida cotidiana?
A literatura não muda a realidade, mas pode mudar vidas que se permitam reavaliar ou recriar a sua própria realidade e até influenciar na mudança de certos comportamentos. Se isso acontece, observe com um texto literário desempenha um papel de transformação - mesmo que indiretamente.
A literatura também diverte
Quem já não se pegou dando boas risadas sozinho lendo uma história engraçada, como uma crônica, por exemplo. Muitas vezes nos vemos naquelas situações descritas pelo autor e rimos até de nós mesmo. Quem nunca?
A literatura é uma grande aventura
O texto nos faz embarcar nas aventuras dos personagens e assim estimulamos a nossa imaginação. E através dessas "viagens" conhecemos lugares dos mais diversos cantos do planeta, imagináveis e inimagináveis. Quem não se imaginou dentro do trem indo para Hogwarts, de Harry Potter ou no País da Maravilhas, com Alice?
A literatura nos ajuda a construir nossa identidade
Sempre que lemos um texto literário, de uma certa forma, entramos em contato com as nossas histórias. Isso nos faz compreender o nosso tempo. E essa história coletiva é recriada por meio de histórias individuais, através dos personagens, através dos poemas, que nos tocam. Nós leitores interagimos com o texto, com o que lemos. Essas histórias lidas, nos fazem refletir e até responder nosso questionamentos acerca da vida e indagações comuns a todos nós.
A leitura é um pacto com o leitor?
Vamos pensar: para que o mundo literário exista, ganhe vida, nós precisamos habitá-lo. O autor nos faz o convite e nós aceitamos ou não. E quando aceitamos, entramos nesse mundo imaginário sem medo para trilhar o desconhecido. Por isso, todo texto acaba estabelecendo um pacto de credibilidade com seus leitores: é só aceitar que tudo fará sentido.
Quando o leitor aceita o jogo proposto pelo texto, ele reconhece como válidas as condições criadas pelo autor/narrador e inicia a sua "viagem" ao universo da literatura.
Para fixar o entendimento do que é literatura ou não
Se um texto não "toca", não instiga, não provoca, não emociona, não diverte, não causa nenhuma sensação, nenhum sentimento (por pior que seja): não é arte, não é literatura, e sim, apenas um texto informativo, pois a literatura é a arte da palavra.












