"Terminei o mês de agosto com chave de ouro!" - Muita gente deve já ter ouvido ou lido esse termo em algum lugar "chave de ouro". Essa expressão é um dito popular ou uma frase feita?
A origem da expressão "chave de ouro" tem duas versões (eu encontrei duas, mas pode ter outras). A primeira que encontrei na minha pesquisa diz que na Roma Antiga era comum presentar as pessoas importantes com um chave de ouro, que era símbolo de honra e prestígio.
A outra versão, tem uma origem literária: surge na Europa, entre os séculos XV e XVII, e se popularizou através dos sonetos. Os sonetos são poemas de 2 estrofes de quartetos (4 versos) e duas estrofes de tercetos (3 versos). A "chave de ouro" seria o verso final do soneto, que sentetiza a ideia principal do poema e fecha com um toque impactante, ou seja, grandioso. Assim, a expressão saiu da literatura e passou a ser usada como significado de um encerramento em grande estilo, um desfecho positivo em determinadas situações.
Ditos populares ou frases feitas
Os ditos populares são frases curtas que transmitem um ensinamento ou conselho moral/social, e é passado de geração em geração, de autoria anônima.
As frase feitas são expressões idiomáticas, isto é, frasses com sentido figurado. As palavras adquirem um sentido diferente do significado real de cada palavra. Nem sempre conta com um ensinamento ou conselho moral.
Agora eu pergunto a vocês leitores: "chave de ouro" é dito popular ou frase feita?
Vocês conhecem outras expressões da cultura popular que fazem parte do seu cotidiano?
Comentem aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são bem-vindos!