7 de setembro de 2021

Como estimular o gosto pela leitura nas crianças

Já pensou em reservar um cantinho da casa ou da sala de aula para expor livros e revistas em quadrinhos? Criando esse espaço, os pais ou professores podem ajudar os pequenos a terem mais intimidade com o universo mágico das histórias. Pode ser uma estante em um canto de um cômodo, algumas prateleiras ou até mesmo uma caixa reciclada. Outra coisa importante - o conforto desse espaço: almofadas, um tapete ou mesmo uma mesinha com cadeiras. Usar cores divertidas é uma boa ideia de decoração e atrairá os olhinhos curiosos. O que valerá nesse espaço é manter o “cantinho mágico” sempre organizado e atraente para os pequenos usufruírem ao máximo dele.

A criança dever ser motivada a ajudar a manter a organização do espaço, sempre sob a supervisão de um adulto. O momento deve ser aproveitado para escolher uma bela história para instigar a imaginação. Semanalmente pode ser feita uma leitura junto com a criança, assim ela se sentirá motivada e logo irá tornar esse “cantinho” o seu local preferido em casa ou na escola.

Mesmo que sejam alguns minutos diários, criar uma rotina de leitura ajuda os pequenos a se acostumarem com o hábito de ler. Não precisa ser uma leitura compartilhada com um adulto, mas é importante ter a companhia de alguém que possa ler junto, mesmo que sejam leituras diferentes.

Ao final de cada leitura, estimule a criança a falar sobre o que leu. Não precisa ser uma conversa com muitos detalhes, é apenas uma troca de ideias sobre a história lida e sobre o que o que ela mais gostou.

Uma criança que presencie constantemente um adulto lendo, é muito provável que seja também um leitor no futuro. O exemplo é tudo!

Portanto, sempre que possível, compartilhe de sua leitura preferida com uma criança ou um aluno. Mostre o seu entusiasmo pela leitura, seja de um livro, jornal ou revista. Estimule a criatividade da criança, faça perguntas sobre o que ela acha das figuras (caso ela ainda não saiba ler) ou faça um resumo da leitura para aguçar a curiosidade do pequeno a querer saber mais sobre o texto lido.

Assim, repetindo sempre esse momento de troca, a criança guardará em sua memória afetiva e com certeza poderá repetir esse exemplo dado.

Estimular a criatividade dos pequenos após uma boa história lida, pode ser uma maneira também de tornar a leitura um momento gostoso e divertido.

Pode-se criar um diário das leituras preferidas. Nele a criança escreveria o que mais gostou da história, o que não gostou, ou que mudaria na história. Sem esquecer dos personagens, do nome do livro, do autor, da editora... um diário precioso e que o adulto tem que valorizar e elogiar sempre!

Outra ideia bacana seria fazer desenhos ou pinturas sobre as histórias lidas ou contadas. Assim, poderia se criar um dia de exposição dos trabalhos realizado.

Essas são algumas sugestões de incentivo e demonstração de amor à leitura e aos livros. As crianças inseridas nessa prática serão, com certeza, apreciadoras de boas leituras. 



    *Texto inspirado em minhas experiências na Educação e no livreto  “20 ideias para despertar o gosto pela leitura em crianças”, de Celso Antunes. Cortesia Editora Vozes. 

 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem-vindos!