27 de setembro de 2013

A leitura compartilhada

"...a leitura compartilhada é a base da formação de leitores.”
                                                                   (Tereza Colomer)
Por que é tão importante compartilhar a leitura? Porque torna possível a troca de experiências com outras pessoas em benefício da construção de sentido, além de tratar de uma aprendizagem social e afetiva.
Na escola, a leitura sempre se relaciona com as atividades compartilhadas. Não se pode manter essa dimensão socializadora dentro dos limites de algo separado, quando se fala dos livros no ambiente escolar.
Crianças ou jovens que exploram juntos os livros, habituam-se depressa a perceber os jogos textuais, as linhas de sentido, as estruturas paralelas, as repetições etc. Conversar com eles sobre o que é lido é fundamental. Muitas atividades podem ser desenvolvidas após uma discussão seguida à leitura compartilhada. Pode-se discutir sobre a história, o ritmo, as personagens, a percepção do objeto-livro (capa, encadernação, paginação, ilustração, formato) etc. Essas atividades ajudam na compreensão da leitura e proporciona uma aprendizagem rica, ou seja, cada um tem a oportunidade ver a forma em que operam os outros no entendimento do texto.
"Para a escola, as atividades compartilhadas são as que melhor respondem a esse antigo objetivo de 'formar o gosto' a que aludimos; porque comparar a leitura individual com a realizada por outros é o instrumento por excelência para construir o etinerário entre a recepção individual das obras e sua valorização social." (COLOMER, 2007)
O professor que provoca uma discussão, por exemplo, no início de um capítulo, está criando um espaço de leitura compartilhada em classe. Desde modo, dá oportunidade à apreciação com os demais e a construção de um sentido entre todos os alunos leitores.
O livro a ser compartilhado deve ser aquele que ofereça alguma dificuldade ao leitor. Se não há um significado que requeira um esforço de construção, não se pode negociar um sentido. Encontrar ambiguidades interessantes encaminha o leitor a buscar indícios, reler passagens e discutir possíveis interpretações.
A escola é o contexto de relação onde se constrói essa ponte. Não se pode deixar de dar aos alunos a oportunidade de atravessá-la.
Bibliografia:
COLOMER, Tereza. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.
 

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