16 de junho de 2023

Sexta Poética

Todas as sextas-feiras, na minha página do Instagram @leiturasliteratura eu dedico à poesia. E hoje foi especial porque fiz uma transmissão "ao vivo" desse momento e foi muito bom. 

Aproveito para dividir como vocês duas poesia lidas na live desta sexta poética.


Trovas

O coração que não ama

é como noite sem luar

é como um barco sem vela,

sozinho, na praia nua.

           ********

Livrei-me da tempestade,

da cerração, dos escolhos,

mas acabei naufragando 

no recife dos teus olhos.

(Arthur de Salles)


Para celebrar a data do nascimento do poeta em 13 de junho: a poesia de Fernando Pessoa.


Dizem que finjo ou minto

Tudo que escrevo. Não.

Eu simplesmente sinto

Com a imaginação.

Não uso o coração.


Tudo que sonho ou passo,

O que me falha ou finda,

É como que um terraço

Sobre outra cousa ainda.

Essa cousa é que é linda.


Por isso escrevo em meio

Do que não está ao pé,

Livre do meu enleio,

Sério do que não é.

Sentir? Sinta quem lê.

("Isto", 28-2-1929)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem-vindos!