10 de novembro de 2023

Bruxa ou Saci?

O dia 31 de outubro é uma data bem especial, pois além do Dia Nacional da Poesia e nascimento do escritor Carlos Drummond de Andrade, também neste dia celebramos o Dia do Saci e o Halloween (Dia das Bruxas). 
Em minhas lembranças da infância, a figura da bruxa sempre esteve presente nas minhas leituras, nas histórias em quadrinhos (Madame Mim e Maga Patológica), nos contos de fadas e, também, através dos filmes da "Sessão da Tarde". E o Saci? Ah, a figura folclórica do moleque travesso de uma perna só surgiu na minha adolescência, através do seriado do Sítio do Picapau Amarelo, adaptação da obra de Monteiro Lobato.
O porquê de eu estar falando sobre isso, é que na verdade há ainda muita polêmica sobre o Dia das Bruxas ser cultuado também no Brasil, já que o nosso folclore é tão rico. Bem, eu, particularmente, gosto das brincadeiras envolvendo os dois temas, bruxas e sacis, e tudo pode ter o seu lugar no seu devido contexto. 

O Halloween tem origem celta e se propagou no Estados Unidos e alguns outros países. Foi adotado no calendário da Igreja Católica, de lá, por ser a véspera do Dia de Todos os Santos. Quem não conhece a famosa frase das crianças americanas trick or treat ou "gostosuras ou travessuras"? 

O Dia do Saci foi um projeto de Lei do deputado Aldo Rebelo Figueiredo em 2003 e o objetivo dessa data era valorizar a cultura brasileira. Mas, só em 2013 que foi realmente promulgada a Lei Federal oficializando o dia 31 de outubro como o Dia do Saci.

A lenda do saci surgiu entre os séculos XVIII e XIX nas tribos dos índios guaranis, no sul do Brasil.

Agora que conhecemos um pouco mais sobre as duas datas, vamos estimular à leitura com dicas de livros para a garotada?

📙A Caverna dos Magos, fascinantes históricas sobre Magias e Magos. Diversos autores. 
Ed. Bertran.
📙Coleção Harry Potter, de J. K. Rowling. Ed. Rocco.
📙Bruxa, bruxa venha à minha festa, de Arden Druce. Ed. Brinque books
📙Coleção Bruxa Onilda, de Enric Larreula.
📙O Saci, de Monteiro Lobato. Biblioteca Azul.
📙O Saci - A Origem, de Ilan Brenman. Companhia das Letrinhas.
📙O Saci Verdadeiro, de Olívio Jekupé. Quadrinhos. Panda Books.
📙Amigos do Folclore Brasileiro, de Jonas Ribeiro. Ciranda Cultural.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem-vindos!