8 de fevereiro de 2013

Leituras e poesias, por Mario Quintana.

Leituras

Não, não te recomendo a leitura de Joaquim Manuel de Macedo ou de José de Anchieta. Que ideia foi essa do teu professor?
Para que havias tu de os ler, se tua avozinha já os leu? E todas as lágrimas que ela chorou, como era moça como tu, pelos amores de Ceci e da Moreninha, ficaram fazendo parte do seu ser, para sempre.
Como vês, minha filha, a hereditariedade nos poupa muito trabalho.


"A poesia é necessária"

Título de uma antiga seção do velho Braga na Manchete. Pois eu vou mais longe ainda do que ele.
Eu acho que todos deveriam fazer versos. Ainda que saiam maus, não tem importância. É preferível, para a alma humana, fazer maus versos a não fazer nenhum.
O exercício da arte poética representaria , no caso, como que um esforço de autossuperação.
É fato consabido que esse refinamento do estilo acaba trazendo necessariamente o refinamento da alma.
Sim, todos devem fazer versos. Contanto que não venha mostrar-me.


Arte Poética

Esquece todos os poemas que fizeste.
Que cada poema seja o número um.

(Trechos do livro "Caderno H", de Mario Quintana.)

Biografia:
http://www.releituras.com/mquintana_bio.asp


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem-vindos!