26 de março de 2013

Toda Poesia

 
Foi lançado neste ano o livro "Toda Poesia", que reúne toda a poesia já publicada do autor curitibano Paulo Leminski (1944/1989).
Segundo a lista dos mais vendidos da Livraria da Cultura, a obra "Toda Poesia" ultrapassou as vendas de "Cinquenta Tons de Cinza", de E L James.
 
Eu gosto muito da poesia de vangarda. Ela nasceu da década de 70 - poesia social -  que durante a ditadura militar driblava a censura com uma linguagem indireta e metafórica.
A divulgação da chamada "poesia marginal" era através de folhetos mimeografados, pôsteres, cartazes, caixas de poemas e antologias impressas em pequenas gráficas.
As produções desse período contou com tendências variadas: modernistas de 22 (Bandeira e Oswald, principalmente),  Drummond, Cabral e os poetas ligados ao Concretismo.
 
 "Toda Poesia" é um passeio à sensibilidade e a aventura.
Quem se arrisca?

 
 desencontrários
 
    Mandei a palavra rimar,
ela não me obedeceu.
    Falou em mar, em céu, em rosa,
em grego, em silêncio, em prosa.
    Parecia fora de si,
a sílaba silenciosa.
 
     Mandei a frase sonhar,
e ela se foi num labirinto.
    Fazer poesia, eu sinto, apenas isso.
Dar ordens a um exército,
    para conquistar um império extinto.

 
  Abrindo um antigo caderno
                          foi que eu descobri
                                                antigamente eu era eterno

 
LEMINSKI, Paulo. Toda Poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem-vindos!