17 de abril de 2022

Um poema para a Páscoa

Acaso é este encontro

entre o tempo e o espaço

mais do que um sonho que eu conto

ou mais um poema que eu faço?

(Paulo Leminski)


E não é por acaso que escolhi Leminski para brindar este dia especial que é o domingo de Páscoa. Ele que foi um autor que revitalizou a nossa poesia contemporânea com leveza, inteligência, sensibilidade, emoção, a vanguarda e o pop. Um dos autores que ainda continua a influenciar poetas e letristas das novas gerações.

Quando estava pesquisando um poema para o dia de hoje, achei este de Leminski. A primeira vista parece tão ingênuo, mas se lermos mais de uma vez, podemos perceber o tom da crítica nas entrelinhas e nos rendemos a sua genialidade como poeta.

Páscoa é renovação, revelação, renascimento. Que a poesia, assim como a vida, seja sempre renovada e celebrada!

Feliz Páscoa, leitores!! 🐇 🌷


O Ovo do Coelho

Coelho não bota ovo,
quem bota ovo é galinha.
Mas eu conheço um coelho
que é mesmo uma maravilha.

Os ovos que ele bota,
você nem imagina.
São ovos de chocolate
ou ovos de baunilha.

Por isso, nosso coelho
foi expulso da família.
O pai dele disse: – Meu filho,
isso é coisa de galinha.

O coelho respondeu rapidamente:
– Meu pai eu não tenho culpa,
botar ovo é meu destino.
Se não posso botar ovos em casa,
prefiro botar sozinho.

E foi assim que o coelho
saiu de casa para a rua,
botando ovo na Páscoa,

no sonho de todo mundo. 

(Paulo Leminski)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem-vindos!