21 de julho de 2023

Metapoema

Gastei uma hora pensando um verso

que a pena não quer escrever

no entanto ele está cá dentro 

inquieto, vivo

ele está cá dentro

e não quer sair

mas a poesia deste momento

inunda minha vida inteira.

(Carlos Drummond de Andrade)


Drummond nos presenteou com esse "metapoema", e o que seria isso? Metapoema é um poema que toma como tema a própria poesia. O autor reflete sobre o processo da criação poética ou do poema que ele mesmo escreve.

Quer outro exemplo? Que tal o "proema" de Paulo Leminsky:

Proema

Não há verso,

tudo é prosa,

passos de luz

num espelho,

verso, ilusão

de ótica,

verde,

o sinal vermelho.


Coisa 

feita de brisa, 

de mágoa

e de calmaria,

dentro, 

de tal poema, 

qual poesia

pousaria?

(Paulo Leminsky)


Um outro exemplo, agora do poeta Manoel Bandeira que em "Desencanto" tem o tema "o fazer poesia".  Veja que profundeza nesses versos...



Desencanto 

Eu faço versos como quem chora 

De desalento... de desencanto... 

Fecha o meu livro, se por agora 

Não tens motivo nenhum de pranto. 

Meu verso é sangue. 

Volúpia ardente... 

Tristeza esparsa... remorso vão...

 Dói-me nas veias. 

Amargo e quente, 

Cai, gota a gota, do coração. 

E nestes versos de angústia rouca

 Assim dos lábios a vida corre, 

Deixando um acre sabor na boca. 

— Eu faço versos como quem morre. 

(Manoel Bandeira)


Agora você que você já sabe o que é um metapoema, que tal se arriscar e criar o seu?




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem-vindos!