2 de abril de 2013

Dia Internacional do Livro Infantil

                                    
O Dia Internacional do Livro Infantil foi criado em homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen (1805-1875). Por sua contribuição para a literatura infantil e juvenil, a data de seu aniversário, 2 de abril, foi escolhida para essa homenagem.
Apesar de ter escrito romances adultos, livros de poesia e relatos de viagens, foram os contos infantis que tornaram Andersen famoso. Até então, eram raros livros voltados especificamente para crianças.
Em suas histórias Andersen buscava sempre passar padrões de comportamento que deveriam ser adotados pela sociedade, mostrando inclusive os confrontos entre poderosos e desprotegidos, fortes e fracos. Ele buscava demonstrar que todos os homens deveriam ter direitos iguais.
As principais obras do escritor foram: "O patinho feio", "O soldadinho de chumbo", "A roupa nova do Imperador" e  "A pequena sereia".
Todos os anos a Internacional Board on Books for Young People, oferece o troféu “Hans Christian”, como sendo o prêmio Nobel desse gênero.
As escritoras brasileiras Lygia Bojunga e Ana Maria Machado foram contempladas com o prêmio, em 1982 e 2000, respectivamente.
 
 
                                    


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem-vindos!