1 de maio de 2013

Eu e o diário de Anne Frank

A minha história com o livro "O diário de Anne Frank" começou há um tempo. Lembro-me que ouvi falar muito dele nos tempos da escola fundamental, mas não tive a oportunidade de lê-lo naquela época. Há um ano assisti ao filme "Escritores da Liberdade", recomendado pelo professor da pós-graduação. Nesse filme, uma inexperiente professora começa a lecionar numa turma de ensino médio muito "problemática" onde a maioria dos alunos era envolvida com gangues. No filme a jovem professora é desafiada a transformar aquele contexto social violento. A partir da leitura da obra "O diário de Anne Frank" muita coisa começa a mudar  na vida daqueles jovens e o desfecho é surpreendente. Confesso que chorei demais, pois o filme é emocionante. Indicadíssimo para todos os profissionais em Educação.
Sábado passado,  viajando de trem,  vejo um jovem lendo um livro com muita atenção, adivinhem qual era? Sim, ele - O diário de Anne Frank. A cena ficou gravada em minha mente e alegrou a minha tarde.
Segunda-feira, observando uma vitrine de uma livraria, muito rapidamente, o que vejo na prateleira giratória? O diário de Anne Frank.
Não se surpreenderão se eu contar que entrei na livraria e comprei o livro num piscar de olhos. Às vezes acho que é o livro que escolhe a gente, será?
Ainda não comecei a minha leitura, mas tenho certeza que será inesquecível.


Anne Frank escreveu um diário em 12 de julho de 1929. No esconderijo, o diário era o único instrumento de liberdade que ela possuía, e, nele relatou a vida cotidiana do Anexo Secreto, as transformações sofridas por cada um dos que ali residiam e angústia daqueles dias.
Ela morreu de tifo, aprisionada no campo de concentração Bergen-Belsen, três meses antes de completar 16 anos.

Sugestões de livros:
Anne Frank - Josephine Poole. Editora SM . (Livro infantil)
O diário de Anne Frank. - Otto H. Frank e Mirjam Pressler. Ed. Best Bolso
O diário de Anne Frank - Anne Frank. Ed. Record
 

Para saber mais, acesse:
http://www.infoescola.com/livros/o-diario-de-anne-frank/
http://www.recantodasletras.com.br/resenhasdefilmes/641978


"Espero contar tudo a você, como nunca pude contar a ninguém, e espero que você seja uma grande fonte de conforto e ajuda."  (Anne Frank)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são bem-vindos!